quarta-feira, 20 de maio de 2009

Médico australiano usa broca caseira para salvar a vida de adolescente

Um médico de uma pequena cidade australiana usou uma broca caseira para extrair um coágulo de sangue do cérebro de um adolescente de 13 anos que havia sofrido um acidente de bicicleta.

O jovem, Nick Rossi, começou a sangrar pela cabeça depois de cair da bicicleta na sexta-feira na cidade de Maryborough, ao noroeste de Melbourne, explicou o pai do adolescente, Michael. Apesar de parecer bem, a mãe de Nick, Karen, decidiu levá-lo ao hospital depois de perceber um volume atrás da orelha.

No hospital, o menino começou a passar mal, perdeu a consciência e teve que ser conectado a um respirador artificial.

Um dos médicos, David Tynan, percebeu que se não agisse rápido o adolescente morreria.Mas como o pequeno hospital da cidade não tinha um aparelho suficientemente potente para perfurar o crânio de Nick, recorreu ao departamento de manutenção.

"Com as instruções pelo telefone de um neurocirurgião de Melbourne fizemos uma incisão no couro cabeludo até o osso e depois perfuramos com uma broca", disse.

"É bastante assustador, claro que você se preocupa quando está apertando com força, mas quando saiu um pouco de sangue depois que perfuramos o crânio percebemos que foi a decisão correta", completou.

De acordo com neurocirurgião de Melbourne, a atuação de Rob Carson, o médico que executou a perfuração, salvou o adolescente de uma morte certa.

Nick recebeu alta do hospital na terça-feira, dia em que completou 13 anos.

0 comentários: